Eu acho que o estamos falando de varias coisas ao mesmo tempo.
Somos inseridos dentro de uma cultura e nos identificamos, aceitamos e vivemos de acordo com ela. Somos subordinados a cultura e não as leis constitucionais, legais,penais etc. A cultura aceita o amor, o ódio, a ganância, o perdão, a inveja etc.Pode-se argumentar que em algumas culturas isso ou aquilo é aceitável e é justamente disso que eu to falando.
Acho que isso é tão claro que a gente costuma dizer que mesmo dentro dos presídios os ladrões não toleram este tipo de coisa. Me parece que não toleram porque deixa de ser humano, humano dentro do que a nossa cultura estabelece como tal.
Roubar, ser ganancioso, querer dar uma de esperto etc faz parte do que a nossa cultura aceita como pecado (ganância, inveja, luxuria, avareza etc). Quando, por exemplo um deputado rouba a pensão do velhinho é terrível, mas penso que como o crime esta um pouco mais distante do resultado e é norteado por esse pecados que descrevi acima, a
gente ainda o considera humano. Somos capazes de tentar levar uma vantagem aqui (negociar com o guarda para ele não te dar uma multa) ou ali (não declarar tudo no nosso imposto de renda, não fazer coleta seletiva etc.).
No caso do menino, o que parece ter ficado claro é que os bandidos não se importaram. Não se importaram de ter uma criança agarrada sendo arrastada. Não houve sequer tentativa de soltar a criança, mesmo que não desse em nada. Como a Cris coloca todo mundo tentou avisa-los. Outra coisa que acho interessante ( se é que posso usar
esse termo). Quando a gente vê alguém sendo assaltado a gente não faz nada, (roubar faz parte das coisas aceitáveis dentro da nossa cultura) no caso do menino arrastado um monte de gente tentou avisar teve até um motoqueiro que seguiu o carro e várias pessoas fizeram o retrato falado dos assaltantes. Penso que tudo isso é um sinal que tem algo de diferente nesses crimes. Não é porque teve vítima.
Não sei se fui clara. Penso muitas outras coisas que não consigo colocar no papel e tenho que correr, pois estou atrasada.
Só mais uma coisa, Gostaria de convidar a todos para celebrar a GRAÇA das relações dia 25/02 na Igreja Nossa Senhora do Carmo. ( Foi assim que o palestrante definiu o batizado da Emilia)
Beijos,
Monica
Nenhum comentário:
Postar um comentário