sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Plutão

Agora entendi melhor a controvérsia. Os caras querem tirar o diploma de planeta de Plutão não é pq ele é pequeno. Ou não é só por causa disso.

Basicamente cada planeta tem uma órbita que muitas vêzes é compartilhada por inúmeros outros corpos menores. É o caso de Júpiter que tem dois grupos de asteróides que trafegam na mesma rota (órbita) viajando adiante e na rabeira do planetão. São chamados de troianos. Mas Júpiter tem massa muito maior que eles todos reunidos.

No caso do cinturão de asteróides que fica entre Marte e Júpiter milhares de corpos (asteróides) trafegam na mesma órbita. O maior deles é ceres (<1/3 do diâmetro da lua). Ou seja, nenhum corpo na órbita dos asteróides tem tamanho significativo. É realmente uma lixeira com muitos pequenos corpos girando em torno do sol.

Para além do planeta Netuno existe um outro cinturão de asteróides que é chamado de Kuiper. Aqui os corpos são dominantemente de gelo e outros gases. Pois não é que a órbita de Plutão está dentro deste ciunturão? Ou quase. Plutão não orbita o sol no mesmo plano em que estão os outros planetas e asteróides (inclusive os do cinturão de Kuiper). Esse gosta de ser diferente. Tem + ou - 2/3 do tamanho da nossa lua e carrega consigo uma lua que é quase do tamanho da sua metade.

Tem lá no cinturão de Kuiper um outro planetóide-asteróide chamado Esri e que é uma titiquinha de coisa maior que plutão. Pronto. Armou-se o armengue: Se Plutão é o nono planeta então Esri é o décimo. E o que fazer com os outros corpos que têm tamnhão próximo ao de Plutão?

Intão, a nova definição, diz mais ou menos assim: Planeta é o grandão da sua órbita e trafega numa órbita + ou - "limpa" (de asteróides e outras sujeiras). Corpos de uma órbita "suja" que não se destacam pelo tamanho são asteróides.

E aí? Tiramos Plutão do mapa astral? Nada disso. Há muito tempo que os astrólogos de carteirinha botaram o tal de Ceres na brincadeira e em breve já antevejo o Esri entrando na brincadeira...

Ari.

Nenhum comentário: